Leis de Incentivos

As pinturas se caracterizam pelo uso de cores fortes e vibrantes. Esse estilo e suas formas já são identificados pelo grande público como sendo da Pintura Solidária. Os temas são os mais diversos, mas sempre associados a conceitos de cidadania, como a preocupação com o meio ambiente, educação, cultura, arte, com o amor ao próximo e principalmente o respeito que todos devem ter.

Com essa proposta, são diversos projetos realizados: ‘Cores da Solidariedade’, ‘Brincadeiras de Criança’, ‘O Tom da Pintura’, ‘Cor e Som’, ‘Multiplicando as Cores’, ‘A Cor dando Vida’, “No Compasso das Cores’, ‘Cores do Brasil’, ‘Cores da Imaginação’, todos patrocinados ou subsidiados.

Conheça nossos projetos habilitados para receber doações por meio de incentivos fiscais de Pessoas Físicas e Jurídicas.

Colorindo a Vida

CMDCA - (2022)

Para 2022 a Pintura Solidária desenvolverá o projeto ‘Colorindo a Vida’, também aprovado pelo CMDCA e apto a receber recursos por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do seu Imposto de Renda (IR), a pagar ou a restituir, ao Fumcad e beneficiar diferentes projetos voltados a crianças e adolescentes da cidade em situação de vulnerabilidade social. Esses projetos são certificados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid).

Mais informações sobre o projeto da Pintura Solidária e como fazer a destinação do Imposto de Renda podem ser obtidas no telefone (15) 3233-6518 ou no (15) 99692-4622, com Vera Petrocchi, presidente da associação.

Acordes

PRONAC - 180578

  • Sobre o Projeto
    Realizar, gratuitamente, nas cidades da região de Sorocaba, eventos intitulados “Acordes”, com apresentação da Banda Musical Conselheiro Mayrink e oficinas de pintura, voltados para a população distante dos grandes centros culturais. Pretende a ampliação do acesso às artes integradas, promovendo assim, a democratização dessas formas de expressão.
  • Objetivos
    Promover a música enquanto expressão e representação cultural através da realização de concertos eruditos itinerantes da Banda Musical Conselheiro Mayrink. Possibilitar com as oficinas de pintura que um maior número de pessoas tenha a oportunidade do contato com a pintura. Exposição e Premiação “Acordes” objetivando a circulação da produção artística produzida nas oficinas de pintura onde os participantes serão convidados a exporem seus trabalhos. Premiar os três melhores quadros expostos escolhidos pelo público visitante através do voto. Desenvolvimento Comunitário através da realização dos eventos em bairros longe dos grandes centros culturais, incentivando outros eventos, permitindo assim maior desenvolvimento cultural dessa comunidade.
  • Acessibilidade
    Os concertos serão realizados na periferia da cidade em praças ou parques. Os locais serão escolhidos de acordo com a carência cultural da região. Serão eventos ao ar livre, mas que contarão com estrutura de palco, sonorização, tendas para a realização das oficinas de pintura, cadeiras para públicos da terceira idade e portadores de necessidades especiais, banheiros químicos, lixeiras para recicláveis, limpeza após o evento.

Cores da Imaginação

CMDCA - (2020 - 2021)

A Pintura Solidária realizou em 2020, o Projeto Cores da Imaginação do CMDCA Sorocaba, patrocinado pela CPFL. Foram beneficiários crianças e adolescentes de oito instituições de Sorocaba. O projeto promove a inclusão das crianças e adolescentes em atividades culturais, recreativas e de lazer, trabalhando com a expressividade, de forma que as expressões não verbais possam fluir com a pintura e o desenho. Em razão da pandemia as atividades do projeto foram desenvolvidas de forma virtual e em algumas situações, presencial, com todas as medidas de segurança.

Patrocinadores:

Cores do Brasil

Pronac 163560 - (2018/2019)

​A Pintura Solidária teve o projeto contemplado pelo Ministério da Cultura. Trata-se do projeto “Cores do Brasil – Pronac 163560 (Programa Nacional de Apoio à Cultura)”, que consiste em exposições de quadros sobre o folclore brasileiro no Estado de São Paulo em 2018, com telas que retratam a alegria de seu povo e o modo como compreende o mundo, através de suas danças, lendas, crenças, comidas e festas tradicionais, de suas regiões, que fazem parte do riquíssimo folclore do Brasil. As cores fortes e vibrantes destacarão a riqueza de seu folclore, que será traduzido em 30 telas.

Patrocinadores:

Cores da Solidariedade

Pronac 119841 (2012 a 2014)

Realizou gratuitamente, em 41 instituições sócio-culturais da cidade de Sorocaba o projeto “CORES DA SOLIDARIEDADE” onde ocorreram oficinas de artes plásticas da “Pintura Solidária”, voltados para a comunidade em geral, tendo como objetivo a inclusão cultural e ampliação do acesso a cultura, promovendo a igualdade e a dignidade para todos, 10 exposições dos trabalhos produzidos durante o ano em 10 cidades do estado de SP, visando a circulação do bem cultural produzido.

Patrocinadores:

Brincadeira de Criança

Pronac 129825 (2014)

A Pintura Solidária objetivou com o projeto percorrer cidades do Estado de SP com exposições, retratando antigas brincadeiras como: bola de gude, bambolê, bola de sabão, peão, entre outras, de diversas origens, feitas com imagens muito coloridas, que identificaram a linda e emocionante paleta de tons e cores que temos somente no Brasil e destacaram e resgataram a época em que as brincadeiras e as emoções eram mais humanas e simples. A exposição contou com 50 telas.

Patrocinadores:

O Tom da Pintura

Pronac - 119317 (2012)

Apresentou, entre janeiro e dezembro de 2012, gratuitamente, na periferia de Sorocaba, 06 eventos intitulados “O TOM DA PINTURA” onde ocorreram 02 concertos da “Orquestra Filarmônica Jovem da ASSEC” e 06 oficinas de artes plásticas da “Pintura Solidária”, em bairros distantes do centro cultural da cidade, voltados para a comunidade em geral, tendo como propósito a circulação da produção cultural e ampliação do acesso à difusão cultural, promovendo a igualdade e a dignidade para todos.

Patrocinadores:

Cor e Som

Pronac 148742 - (2014 a 2015)

Realizou, entre março 2014 e dezembro de 2015, gratuitamente, nos bairros de Sorocaba, 40 eventos intitulados “Cor e Som”, dos quais dez com apresentação de música erudita com a Jonicler Real Orquestra, em bairros distantes do centro cultural, voltados para a comunidade em geral. Objetivou a circulação da produção cultural e ampliação do acesso a essa forma de expressão, promovendo assim, a igualdade e a dignidade para todos.
Ao todo foram 16 municípios contemplados. Foram pintadas nas oficinas cerca de 12.930 telas 20X30cm; 300 painéis 30X60cm e 40 painéis 60X80cm . Estes últimos compuseram a produção artística que formaram o acervo para a exposição com os melhores trabalhos.
Nas oficinas sem orquestra o público estimado foi de 12.000 pessoas e nas oficinas com apresentação de orquestra 15.000 pessoas num total de 27.000 pessoas nos dois anos de projeto.

Patrocinadores:

Multiplicando Cores

CMDCA (2016)

O projeto ‘Multiplicando as Cores’ da Pintura Solidária, aprovado pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio do Fundo da Criança e do Adolescente (Funcad) foi desenvolvido em 2016. O projeto foi aplicado no atendimento de 20 instituições, beneficiando cerca de 850 pessoas.

Patrocinadores:

A Cor dando Vida

CMDCA (2014)

O projeto “A Cor dando Vida”, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) através do Fundo da Criança e do Adolescente (Fundac), foi desenvolvido no ano de 2015. A proposta do projeto é realizar oficinas de artes plásticas, gratuitamente, em instituições socioculturais da cidade de Sorocaba e região, tendo como objetivo a inclusão cultural e ampliação do acesso à cultura. As instituições receberam as oficinas com apoio das empresas Flextronics, Case Multiação e Metso.

Patrocinadores:

No Compasso das Cores

Pronac 154059 - (2017/2018)

Realizou gratuitamente, entre março/2017e junho/2018, nas cidades da Região de Sorocaba, 10 eventos “No Compasso das Cores” com apresentação de música instrumental e oficinas de pintura em praças públicas, tendo como objetivo, a inclusão cultural e ampliação do acesso à cultura. Objetivou oportunizar as possibilidades, de forma democrática, do contato (muitas vezes o primeiro) a essas formas de expressão. O despertar para as artes e aptidões.

Patrocinadores:

© 2021 – Todos os direitos reservados

Endereço

Rua Salvador Corrêa, 675  Jardim Vergueiro | Sorocaba-SP CEP:18030-130

Horário de funcionamento

Seg. a Sex.: das 8h00 até as 17h00.

Assine nossa newsletter
E-mail*

Fale conosco

Whats App