Pintura Solidária

Institucional

A Associação Cultural Pintura Solidária - Vamos Colorir a Vida é uma instituição filantrópica, que presta serviços, executa programas e projetos voltados para Entidades Sociais. Paticipa dos serviços da proteção social básica, realizando ações nas áreas culturais, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências aos usuários da assistência social.

 

Missão: "Levar a arte como forma terapêutica de amenizar o sofrimento e contribuir com o resgate da auto-estima e da integridade física e psicológica a seres humanos em situação de risco ou exclusão social"

 

São beneficiários do projeto crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, doentes com deficiências físicas, emocionais ou psíquicas, em situação de risco ou exclusão social.

A promoção da cultura, da arte e do asssoramento às organizações de assistência social, principalmente, no desenvolvimento de projetos de arte e de cultura.

 

Atualmente, atendemos 28 Entidades Sociais, filantrópicas de Sorocaba e Região de forma continuada e gratuita por meio de nossas Oficinas Culturais, com a colaboração dos voluntários.

 

Histórico

O projeto nasceu em 2003 impulsionado pelo desejo de sua fundadora, a corretora de imóveis Vera Lúcia Viudes Petrocchi, em dedicar parte de seu tempo em prol do serviço voluntário, em especial as crianças do GPCI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil.

 

Após um ano de experiência prática, ficou comprovada a eficiência na utilização da arte como forma terapêutica de amenizar o sofrimento e ajudar no enfrentamento da doença e da situação de risco em que as famílias dos pacientes normalmente se encontram.

 

Enquanto exercia sua atividade no hospital, Vera Lúcia começou a vislumbrar outras possibilidades dentro do mesmo conceito, expandir a experiência, levando esse trabalho à outras Organizações Sociais, disseminando o conceito da arte como elemento de promoção humana para outros públicos onde a elevação da auto-estima e da alegria pudesse servir de instrumento propulsor de melhora da saúde física e emocional.

 

Em 2007, de forma constituida surge a Associação Cultural Pintura Solidária - Vamos Colorir a Vida, Entidade que leva e desenvolve suas atividades dentro de outras Organizações Sociais, colorindo a vida daqueles que mais precisam.

 

Certificações

  • Utilidade Pública Municipal
  • CMAS Sorocaba
  • CMDCA Sorocaba

Reconhecida como Utilidade Pública Municipal de Sorocaba sob a Lei nº 8.349.

 

Titulo reconhecido em 27 de Dezembro de 2007, por meio do Projeto de Lei nº 293/2007 de autoria do Vereador Sr. Hélio Aparecido de Godoy

Abra o documento digitalizado »

Cadastrada no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba, sob o nº 116

 

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

Abra o documento digitalizado »

Cadastrada no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Crianca e do Adolescente de Sorocaba sob o nº 116

 

O CMDCA Sorocaba é o principal espaço para discussão e formulação das políticas de atenção a infância e adolescência. É o órgão que deve deliberar e exercer o controle do atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os níveis.

 

Elabora as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos e sociedade civil.

Abra o documento digitalizado »

Vídeo Institucional