A Associação

Sobre nós

A Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida é uma organização não governamental, entidade jurídica de Direito privado e sem fins lucrativos.

A ação principal é a realização de oficinas de pintura nas instituições de Assistência Social de Sorocaba e região, de forma continuada e gratuita por meio de Oficinas Culturais, com a colaboração de voluntários.

Tem como objetivo promover ações culturais e artísticas direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social. Trabalha valores de cidadania e o resgate da autoestima, investindo em projetos culturais que visam à inclusão de crianças, adolescente, jovens e idosos, buscando o resgate da dignidade humana através da arte e acredita ser a forma ideal de inclusão de todos.

Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolverem e expressarem a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades.

Cada oficina tem capacidade para atender até 20 assistidos de cada vez, podendo beneficiar até 80 assistidos/dia, com duas oficinas pela manhã e duas à tarde, com duração de até 2 (duas) horas.

Todo o material é fornecido de forma gratuita para as Instituições (pincéis, tintas atóxicas, painéis, placas de Eucatex e todo o material necessário. Além disso, todos os produtos artísticos das oficinas (quadros) ficam com os assistidos.

Histórico

O projeto nasceu em 2003 impulsionado pelo desejo de sua fundadora, a empreendedora social Vera Lúcia Viudes Petrocchi, em dedicar parte de seu tempo em prol do serviço voluntário. E foi assim que munida de telas, tintas e pincéis começou a fazer oficinas de pintura, para crianças que passavam por tratamento contra o câncer, colorindo e alegrando a vida dos pacientes, em dia de consulta.

Em 2007, tem seu primeiro Estatuto registrado e se constitui formalmente. Entidade que leva e desenvolve suas atividades dentro de outras Organizações Sociais, colorindo a vida daqueles que mais precisam.

O objetivo é permitir que todas as pessoas tenham a oportunidade do contato com a pintura usufruindo assim dos benefícios que ela traz. Confiança, melhora na autoestima e autonomia são alguns deles.

Vera Petrocchi, assim define o objetivo principal da Pintura Solidária: “Promover o convívio e a fraternidade humana, o sentido de ação comunitária, a participação e a integração social através de atividades culturais, de recreação e de arte”.

Valorizar as pessoas de nossa região, capacitando-as com técnicas de pintura moderna, que tem ótima aceitação, mostrando que todos têm potencial, o que resulta em melhora na autoestima dos beneficiados que participam do projeto.

A ONG não distribui lucros e não remunera seus dirigentes. O diferencial do trabalho da Pintura Solidária é que todos os beneficiários recebem não apenas técnicas de pintura, mas principalmente muito amor e carinho. Este trabalho tem resultado em uma procura crescente de instituições ainda não atendidas.

A iniciativa da Pintura Solidária de mesclar ações culturais e propor os projetos que realiza se deve a realidade da região onde são desenvolvidos, onde há concentração cultural num eixo central em detrimento da periferia que sofre com a escassez de recursos financeiros e oportunidades para desenvolver projetos culturais de grande porte, que contribuam para a construção de um novo perfil, onde o acesso à arte não seja considerado supérfluo ou um privilégio para alguns, mas um direito básico assegurado pela Constituição Federal.

© 2021 – Todos os direitos reservados

Endereço

Rua Salvador Corrêa, 675  Jardim Vergueiro | Sorocaba-SP CEP:18030-130

Horário de funcionamento

Seg. a Sex.: das 8h00 até as 17h00.

Assine nossa newsletter
E-mail*

Fale conosco

Whats App