Pintura Solidária

Institucional

A Associação Cultural Pintura Solidária - Vamos Colorir a Vida é uma organização não governamental, entidade jurídica de Direito privado e sem fins lucrativos. Tem como objetivo promover ações culturais e de artes com pessoas que precisam de cuidados, com foco na troca de informações sobre questões relativas à infância, à adolescência, à juventude a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldade e reconhecimento de possibilidades.Tem por finalidade a popularização da cultura, da arte e do assessoramento às organizações de Assistência Social, principalmente no desenvolvimento de projetos de arte e cultura.

 

A ação principal da Pintura Solidária é a realização de oficinas de pintura nas instituições de Assistência Social de Sorocaba e região.

Por suas oficinas já passaram mais de 30 mil pessoas. O contato com  telas, tintas e pincéis permite a expressão de sentimentos, leva ao auto conhecimento e isso permite uma melhor compreensão do universo de cada um em relação oas outros.

O uso de cores forte e vibrantes , determinam um estilo próprio, hoje indentificado como sendo da Pintura Solidária. 

Atualmente, atendemos 38 Entidades Sociais, filantrópicas de Sorocaba e Região de forma continuada e gratuita por meio de nossas Oficinas Culturais, com a colaboração dos voluntários.

 

Histórico

O projeto nasceu em 2003 impulsionado pelo desejo de sua fundadora, a corretora de imóveis Vera Lúcia Viudes Petrocchi, em dedicar parte de seu tempo em prol do serviço voluntário, em especial as crianças do GPACI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil.

 

Após um ano de experiência prática, ficou comprovada a eficiência na utilização da arte como forma terapêutica de amenizar o sofrimento e ajudar no enfrentamento da doença e da situação de risco em que as famílias dos pacientes normalmente se encontram.

 

Enquanto exercia sua atividade no hospital, Vera Lúcia começou a vislumbrar outras possibilidades dentro do mesmo conceito, expandir a experiência, levando esse trabalho à outras Organizações Sociais, disseminando o conceito da arte como elemento de promoção humana para outros públicos onde a elevação da auto-estima e da alegria pudesse servir de instrumento propulsor de melhora da saúde física e emocional.

 

Em 2007,  tem seu primeiro Estatuto registrado e se constitui formalmente. Entidade que leva e desenvolve suas atividades dentro de outras Organizações Sociais, colorindo a vida daqueles que mais precisam.

 

Certificações

  • Utilidade Pública Municipal
  • CMAS Sorocaba
  • CMDCA Sorocaba
  • Utilidade Pública Estadual
  • Selo Social

Reconhecida como Utilidade Pública Municipal de Sorocaba sob a Lei nº 8.349.

 

Titulo reconhecido em 27 de Dezembro de 2007, por meio do Projeto de Lei nº 293/2007 de autoria do Vereador Sr. Hélio Aparecido de Godoy

Abra o documento digitalizado »

Cadastrada no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba, sob o nº 116

 

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

Abra o documento digitalizado »

Cadastrada no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Crianca e do Adolescente de Sorocaba sob o nº 116

 

O CMDCA Sorocaba é o principal espaço para discussão e formulação das políticas de atenção a infância e adolescência. É o órgão que deve deliberar e exercer o controle do atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os níveis.

 

Elabora as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos e sociedade civil.

Abra o documento digitalizado »

Utilidade Pública Estadual

Projeto de lei 944/2014.

A certificação permite o uso da marca "Selo Social" pela Pintura Solidária em seus materiais de comunicação e produtos, identificando a como organização que colabora para o Desenvolvimento Social Local.

Projetos Certificados: 8

Impactos Sociais: 51

Área de Atuação: objetivos:2( Educação Básica de Qualidade para todos); 7(Qualidade de Vida e respeito ao meio Ambiente);

e 8(Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento)

 

Abra o documento digitalizado »

Vídeo Institucional